Ali Khamenei lidera multidão em homenagem a general iraniano em Teerã, no Irã.
Mundo
Publicado em 06/01/2020

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, lidera nesta segunda-feira (6) uma homenagem para o general iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque americano em Bagdá (Iraque), no funeral que reúne uma multidão, em Teerã. Carregando cartazes com o retrato de Soleimani, as pessoas se reuniram nos arredores da Universidade da capital iraniana, onde Khamenei faz orações pelo general, que comandava a Força Quds, uma unidade de elite da Guarda Revolucionária Iraniana com atuação no exterior.

'Plano de Trump falhou'

A filha do general, Zeinab Soleimani, declarou que o "plano maligno” do presidente americano, Donald Trump, de causar separação entre o Iraque e o Irã falhou. O funeral mobiliza uma multidão em Teerã nesta segunda-feira (6). "Trump, seu jogador compulsivo, seu plano maligno de causar separação entre o Iraque e do Irã com seu erro estratégico de assassinar Qasem Soleimani e Abu Mahdi Al-Muhandis [líder da milícia iraquiana] falhou e só causou unidade histórica entre as duas nações e provocou seu ódio eterno por Estados Unidos ", disse Zeinab Soleimani. Ela afirmou ainda que a morte de seu pai trará dias mais escuros para os Estados Unidos e Israel. “Hei, louco do Trump, você é o símbolo da estupidez e um brinquedo nas mãos dos sionistas internacionais”, afirmou.

 

Homenagens

As homenagens ao general começaram no sábado (4) ainda no Iraque. Depois de sair de Bagdá, o corpo passou pelas cidades de Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas.

No domingo (5), o corpo seguiu para o Irã e milhares de pessoas participaram do funeral, que começou na cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã. De lá, o corpo de Suleimani seguiu para Mashhad, no nordeste do país. Na terça (7), o cortejo chegará a Kerman, cidade natal do general, onde será realizado o sepultamento.*G1 — Foto: Site oficial de Ali Khamenei/Reuters

Comentários
Comentário enviado com sucesso!