Queimadas chegam mais cedo em cidades da região oeste da Bahia; temperaturas ultrapassam 30°C
Bahia
Publicado em 26/06/2024

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem, e com o tempo seco, combinado com ventos fortes, é comum a ocorrência de incêndios florestais.

No entanto, em 2024, as queimadas começaram mais cedo na região, e somente neste mês de junho, os bombeiros registraram 40 ocorrências em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações do comandante da 2° CIA de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, Aspirante Denison Amaro, isto aconteceu por causa do aumento gradual da temperatura, o que causa o ressecamento da vegetação.

 

"Vai provocar queda de material orgânico no solo. Somado a isso nós temos também a diminuição da umidade relativa do ar. Então essa união de fatores é um conjunto propício de diversos, diversos incêndios", afirmou.

 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em toda a Bahia, 305 focos de incêndios foram registrados em junho. Este número é praticamente 10% a mais da média para o mês, que normalmente aponta cerca de 274 focos.

Na terça-feira (25), um incêndio atingiu uma vegetação nativa, próximo ao Loteamento Luar do Oeste, também em Luís Eduardo Magalhães. As chamas se alastraram rapidamente e atingiram uma fazenda de feno.

Moradores da região tentaram conter o fogo, mas o vento ajudou o fogo a se espalhar. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e máquinas e caminhões da prefeitura foram acionados para combater o incêndio. O fogo foi controlado e ninguém ficou ferido.

A empregada doméstica Janete Andrade relatou,  que se mudou há cerca de um mês para Luís Eduardo Magalhães e está assustada com a grande ocorrência de incêndios florestais na cidade.

 

"Começou no meio, depois foi para baixo e começou a subir. É muito fogo. Eu estou com muito medo. A gente tem os bichinhos em casa e viemos de Pernambuco pra cá, há um mês. Eu não sabia que tinha esse fogo aqui", disse a mulher.

 

 
 

Em Barreiras, outra cidade importante na região, na segunda-feira (24), uma queimada foi registrada em um loteamento, entre os bairros de Alphavile e Jardim Vitória.

De acordo com informações do PrevFogo, as chamas começaram com pneus queimando e logo se alastraram para a mata. Apesar da quantidade de fumaça, o fogo foi controlado em poucas horas.

Nesta quarta-feira (26), as temperaturas podem chegar a 33ºC em Barreiras, e 30°C, em Luís Eduardo Magalhães, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Queimadas chegam mais cedo em cidades da região oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Queimadas chegam mais cedo em cidades da região oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Comentários
Comentário enviado com sucesso!